Conheça o projeto

O "Passarinho na Varanda" é um site direcionado à comunidade brasileira de observadores de aves, com o objetivo de apoiar, divulgar e promover a ornitologia. Todas as aves fotografadas estão localizadas na varanda de um apartamento em Juiz de Fora no centro da cidade.

A vegetação nativa do município pertence ao domínio da Mata Atlântica, onde destacam-se diversas espécies da fauna e flora. Com uma população de mais de meio milhão de habitantes (517 872 hab. de acordo com o censo de 2010) a cidade de Juiz de Fora-MG surpreende pela variedade ornitológica. Por certo, um dos principais motivos para esta variedade são as reservas biológicas:  Reserva Biológica Municipal do Poço D'Anta (com 277 hectares, entre os bairros São Benedito, Bom Retiro e Linhares); Reserva Biológica Municipal Santa Cândida (133 hectares, bairros Monte Castelo, São Pedro e Carlos Chagas); Parque da Lajinha (45,5 hectares, bairros Aeroporto e Teixeiras); Área de Proteção Ambiental do Krambeck (291 hectares, bairros Eldorado e Remontas) e Área de Preservação Permanente Bosque do Bairu (0,5 hectares, bairro Bairu).

Todos os dias são colocadas frutas frescas na varanda e os pássaros são registrados entre 07:00 e 8:30 e novamente entre 17:00 e 18:00 horas.

Que tal apoiar essa idéia? 

Idealizado por Igor Guedes de Carvalho e Jessyca Finamor Cardoso